Você já deve ter lido ou ouvido falar sobre o termo cloud computing por aí, mas nesse momento, sabe exatamente do que se trata?

 

Traduzida diretamente como “computação em nuvem”, a cloud computing é uma tecnologia que utiliza a conexão e a internet para hospedar diversos recursos, programas e informações. Esse tipo de processo faz com que os usuários possam acessar as informações e os arquivos de qualquer computador ou dispositivo eletrônicos como celulares, tablets, etc. O interessante na tecnologia é que não é necessário existir uma conexão ligada a um computador pessoal ou um servidor local, pois absolutamente todos os processos de arquivamento funcionam através da nuvem. Por mais complicado ou estrangeiro que o termo seja, é importante reforçar a informação de que a tecnologia pode ser adquirida com pagamento na moeda brasileira, evitando que seja necessária conversão de câmbio e afins.

 

Caso o conceito ainda não tenha ficado claro, um exemplo do dia-a-dia pode ajudar. Se você já acessou alguma plataforma de streaming e assistiu a um filme sem precisar fazer qualquer tipo de download, já esteve em contato direto com a computação em nuvem. E atualmente, ela está mais presente na rotina das pessoas do que seja possível perceber.

 

Nos ambientes de trabalho, é muito comum vermos equipes sofrendo com perdas gigantescas de dados e arquivos que estejam armazenados em computadores ou HDs que, como sabemos, são passíveis de panes e momentos de mau funcionamento. O prejuízo, às vezes, atinge dimensões que nem conseguimos imaginar sem que aconteça conosco. E cá entre nós, torcemos para que não aconteça.

 

Nossa solução de nuvem está 100% hospedada em Data Centers no Brasil, é gerenciada por equipes de especialistas e entrega garantia de atendimento técnico 7 dias por semana e 24 horas por dia. Com os servidores virtuais dedicados e gerenciados skycloud, suportamos as demandas das empresas, desde o armazenamento de arquivos e backup dos seus servidores, banco de dados e até aplicações como e-commerce, ERP, CRM e APPs.

 

O cloud computing pode ser uma solução extremamente eficaz nos ambientes de trabalho, que pode, inclusive, modificar a forma como as tarefas das empresas sejam realizadas. A tecnologia de computação em nuvem se mostra como uma forma de facilitar e melhorar a experiências das empresas que dependem dos recursos tecnológicos convencionais, reafirmando diversas vantagens quanto à sua implementação, como:

 

  • Redução de custos, já que pode-se contratar apenas a capacidade necessária, eliminando gastos com a capacidade ociosa;
  • Economia de espaço, pois não será necessário grandes espaços físicos;

  • Organização da informação: todos os dados corporativos podem ser mantidos de forma organizada e com acesso democrático para todos;

  • Ajustes de capacidade: a capacidade do armazenamento em nuvem pode ser modificada conforme a necessidade da empresa;

  • Incentivo ao home office: os funcionários poderão trabalhar de qualquer lugar, sem a obrigatoriedade de irem até o espaço físico da empresa por precisarem de um arquivo ou informação;

  • Facilidade de integração em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) – uma parte das obrigações é delegada ao provedor, que atua como operador dos dados;

  • Maior qualidade de conectividade disponível (implementação do 5G em breve);

  • Valores mais baixos, se comparados aos últimos anos.

 

As vantagens após a implementação podem transformar positivamente a forma como o trabalho será feito dentro de uma empresa, visto que a produtividade e as rotinas sofrerão alterações benéficas. E claro, é sempre uma ótima opção fornecer boas condições de atuação para os colaboradores. O ambiente organizacional se beneficia muito disso.

 

Não é à toa que hoje, quase tudo o que consumimos e utilizamos na internet esteja hospedado em um serviço de computação de nuvem, pois ela se tornou a opção preferida de diversas empresas e também usuários em geral. É um serviço que tem tudo para fortalecer o meio empresarial.

Solicite um contato para tirar dúvidas