Por conta de todas as mudanças que a pandemia trouxe, nos dias de hoje, a computação em nuvem se tornou uma das maiores aliadas das organizações, de forma a garantir a continuidade de seus negócios.
Porém, apesar de essencial para o crescimento das empresas, essa migração não deve ser feita por impulso. É preciso estratégia, acompanhamento, estudo e análise, afinal, sua implementação impacta o funcionamento de toda a organização. Pensando nesse processo, trouxemos aqui as etapas para a adoção da cloud computing:
– Aculturamento da equipe
Realizar a migração da infraestrutura física para cloud computing é uma ação estratégica do negócio que deve fazer parte tanto dos processos, como da cultura da empresa. Por esse motivo, para garantir que todas as equipes estejam engajadas nessa mudança, é preciso promover uma ação de alinhamento das informações, levando ao conhecimento de todos a razão e as etapas do projeto, isso sem falar dos benefícios que ele vai agregar ao negócio e à rotina de toda a organização.
– Escolha do tipo de serviço
Hoje, existem três tipos de nuvens no mercado: pública, na qual a empresa paga apenas pela capacidade de armazenamento, mas armazena os dados em um ambiente compartilhado com caminhos próprios de acesso; a privada, na qual as informações ficam armazenadas em um data center próprio; e também a híbrida, que trata-se de um ambiente mesclado.
Todas as opções têm capacidade para alocar serviços, infraestrutura, dados, plataformas e softwares, além de oferecer flexibilidade, automação, escalabilidade e segurança, desde que os ambientes estejam configurados de maneira adequada, cuja escolha vai depender de necessidades específicas do negócio.
– Planejamento
O planejamento, sem sombra de dúvidas, é a base de todo o processo. É feito dentro do planejamento o trabalho de refletir sobre quais aplicativos, dados, softwares e demais processos de TI irão para a nuvem, além de checar o desempenho que se tem hoje e o que se espera com a migração.
Por isso, o ideal é que se faça um estudo de todo o cenário da organização para identificar as falhas na infraestrutura e trazer uma solução que seja compatível com as necessidades do negócio.
Tudo isso, é claro, considerando uma estrutura personalizada para prover disponibilidade, escalabilidade, automação, segurança e privacidade ao ambiente em nuvem.
– Escolha do provedor
Ao escolher o provedor, você precisa levar em conta a capacidade de processamento, infraestrutura de rede e a segurança da informação do mesmo. Todos esses quesitos são importantes, pois interferem diretamente na migração para o cloud computing da empresa.
A cloud Skymail está baseada nos maiores data centers do país, com nível Tier III para garantir a estabilidade, performance e segurança das informações.
– Migração
A partir do momento onde se garantiu que o projeto está 100% detalhado no planejamento, incluindo tipo de nuvem, provedor e funções dos profissionais que auxiliarão no processo, controle de ações, prazos e custos, é possível iniciar o processo de migração. Uma prática importante para eliminar a possibilidade de interrupções e erros, é realizar a migração em etapas, partindo para a fase seguinte apenas após se certificar que a anterior foi completada e bem-sucedida.
– Gestão
Migração concluída, chegou o momento de monitorar e fazer otimizações constantes da nuvem, de forma a garantir a melhor performance e o funcionamento adequado do seu ambiente.
Com a chegada da pandemia, muitas empresas entraram em cenários arriscados, fazendo a migração de forma desorganizada, o que é, sem dúvidas, um prato cheio para os cibercriminosos, que se aproveitam dessas falhas para agir.
Por esse motivo, é preciso sim ir para a nuvem, mas de maneira planejada e organizada, pois esse processo promove segurança e assertividade na proteção dos dados e dos ambientes em todas as fases do processo. Aqui na Skymail, você conta com estrutura e profissionais altamente capacitados para realizar com segurança todas as etapas para a migração, bem como a monitoria e otimizações necessárias para os ambientes digitais da sua empresa.
Fale conosco para encontrarmos, juntos, a melhor solução em cloud para o seu negócio!