Com o avanço da tecnologia e o aprimoramento da internet, aquilo que tínhamos como seguro para proteger os dados e aplicativos dos nossos computadores já não funciona mais. Hoje precisamos lidar com a variedade de ataques hackers aos quais estamos suscetíveis, precisamos de uma segurança que seja ágil, imediata e automática.E isso não pode estar restrito apenas à uma máquina, e sim, a todos os dados.
Você sabia que atualmente é possível criar um ambiente especialmente para lidar com as maiores ameaças? Se não, talvez seja o momento de revisitar como está a proteção dos seus dados.
Confira a seguir as dicas que separamos para você entender um pouco melhor sobre os passos a serem seguidos para automatizar o processo de segurança da nuvem da sua empresa. Confira:
1- Automatização a detecção e a gestão de ativos
Mesmo que você tenha uma equipe limitada, o backup em nuvem oferece ferramentas que conseguem automatizar a segurança. Tais ferramentas podem, inclusive, reduzir erros humanos, fornecer visibilidade e economizar tempo. Configure a automação para verificar periodicamente o seu ambiente de busca de novas cargas de trabalho, etc, e você será notificado. Crie a automação por meio da engenharia de segurança para aplicar políticas automaticamente a novos servidores e instâncias. Isso os integrará ao conjunto de suas políticas de segurança e tecnologia e garantirá que seu ambiente seja totalmente coberto à medida que se expandir.
2- Capacite o seu time para que ele entenda quais são os objetivos e os cumpra com segurança
Os desenvolvedores fazem o que é certo, mas você precisa instruí-los sobre a questão da segurança para incentivar um nível mais amplo de consciência. Treine as pessoas, responsabilize-as e incentive a fazer parte das boas práticas de segurança. Treine bem essas pessoas, responsabilize-as e incentive todas elas a boas práticas de segurança.
3- Utilize monitoramento e automatização de segurança
Não importa o tamanho da sua empresa, mas você precisa ter um plano de resposta a incidentes. Isso faz com que, em momentos críticos, caso alguém veja um alerta e não saiba como proceder, fique mais fácil lidar com a situação. Para incidentes comuns, estabeleça um runbook.
4- Melhore e amplie a segurança e a automação
Com as mudanças rápidas dos golpes, é preciso que as pessoas sejam ainda mais espertas. A automação da segurança deve ser mantida e continuamente aperfeiçoada para fazer frente a novas ameaças, quer isso signifique ajustar práticas, aplicativos, conjuntos de regras, vulnerabilidades ou o que mais seja legítimo sob o ponto de
vista do risco.
–
Estes são alguns pontos a serem considerados se você estiver nesse processo de implementação do backup em nuvem em sua empresa. Fique sempre de olho nas mudanças que podem ocorrer naquilo que você saiba.