Manter os dados da sua empresa seguros é uma das coisas mais importantes para a área de Tecnologia da Informação. Nós sabemos o quanto as pessoas vem caindo em golpes e, infelizmente, perdendo os dados de seus computadores e redes, por isso, o melhor caminho é mesmo se assegurar de que você ainda terá para onde recorrer caso aconteça com você. A única saída, nessa ocasião, é o backup em nuvem.

Também o chamamos de cloud backup, e ele é basicamente uma cópia de segurança dos seus dados, documentos e arquivos que é levada para um servidor remoto que fica alocado na nuvem. Ou seja, é uma solução online.

Além de ser segura em relação aos dados através da criptografia, essa solução minimiza os riscos que envolvem as possibilidades de perda de dados, ajuda as equipes a reduzirem custos destinados a hardware e ainda ocupa pouco
espaço físico, pois é, em sua totalidade, online.

Ficou curioso e quer entender um pouquinho mais sobre quais são os passos fundamentais para implementar o backup em nuvem na sua empresa? Confira as dicas que preparamos a seguir:

1- Automatize o backup

Deixe sua ferramenta de backup pronta para que o processo de cópia de dados e arquivos ocorra automaticamente, nos dias e horários que você ou sua equipe pré-definem. Isso otimiza o processo e evita que falhas humanas ocorram, colocando em risco a periodicidade do processo.

2- Escolha servidores externos para alocar o seu backup

Manter os dados da empresa em um servidor local pode chamar a atenção dos hackers e envolver riscos, como por exemplo, de ataques cibernéticos e de vírus. Sem considerar os fatores externos como as possíveis falhas dos equipamentos, acidentes ou quaisquer outros desastres.

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Escolha um servidor externo por ele ser mais seguro. Sendo assim, os dados, arquivos e documentos essenciais para você ainda estarão seguros por lá caso ocorra algum problema.

3- Padronize o seu gerenciamento de arquivos

Uma das principais dificuldades em empresas é encontrar documentos específicos em computadores ou arquivos de backup, e isso acontece porque não há uma padronização no gerenciamento e na organização desses arquivos. Isso também desorganiza a rotina da equipe e portanto, é importante elaborar um padrão que atenda as necessidades da empresa e que todos consigam acompanhar e replicar. Se essa padronização acontece, o salvamento dos seus arquivos, a organização e a segurança dos seus backups também são otimizadas.

4- Adquira um plano de recuperação e faça alguns testes

Após seus dados serem armazenados e ficarem fora de perigo na nuvem, você precisa elaborar um plano para definir como os mesmos serão recuperados caso ocorra uma perda total. É interessante que você conheça todas as etapas e entenda cada uma delas num processo de recuperação. Realize testes de recuperação para verificar se os seus arquivos podem mesmo ser acessados, se o servidor não apresenta nenhuma falha, etc.

Os testes são etapas fundamentais no processo de implementação do backup em nuvem.

Para promover esse processo de implementação na sua empresa, é importante que você tenha parceiros que levam seu negócio tão a sério quanto você. Por isso, observe bem de perto a sua escolha para o gerenciamento dos seus backups. O Veeam Backup, utilizado na Cloud Skymail, é uma ótima opção! A ferramenta oferece uma réplica do seu backup para a nuvem, assegurando controle e visibilidade, criptografia de ponta a ponta e suporte ao VMware vCloud Director. É uma solução completa, flexível, rápida e não requer licenças adicionais.

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O conjunto de soluções Skymail é a saída perfeita para a sua necessidade de backup. Conte com nossos serviços de backup em nuvem, Backup gerenciado e Disaster Recovery para se manter seguro e sem problemas que possam afetar a rotina da sua empresa!

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