Quando o assunto é tecnologia, estar completamente protegido é sempre um desafio, porém, muitos problemas podem ser evitados com passos e cuidados simples, aproveitando os espaços de inovação que o mercado nos oferece.
A computação em nuvem já se mostrou realidade para a grande maioria das empresas no mundo todo, pois conta com um baixo custo operacional, alta confiabilidade e garante a disponibilidade de um serviço e gerenciamento simples. Ela realmente parece perfeita, mas como toda tecnologia, às vezes sofre com problemas que podem ser evitados com um cuidado genérico.
Quer saber como cuidar para que sua experiência com a nuvem seja completa e segura? Confira as dicas que separamos para você:
1- Monitoramento constante da sua superfície de exposição na nuvem:
Sabia que os seus dados contém o valor comercial da sua empresa? A velocidade exigida nos ciclos de DevOps e a demanda constante por evolução de produtos digitais aumentam a exposição de dados. Monitore constantemente os ativos e busque por vulnerabilidades pertinentes ao seu negócio e seus processos, sempre observando as ameaças mais recentes.
2- Não se renda às configurações padrão
Esta dica pode até ser simples, mas muitas pessoas não se atentam a ela. Manter as configurações padrão do provedor da cloud é um erro de muitos negócios e por isso, aproximadamente mais de 35% de todas essas cargas do AWS, Azure e GCP ficam expostas à internet de forma totalmente pública.
3- Tenha a segurança em primeiro lugar
O recomendado é que a cultura da empresa incentive o cultivo da segurança. Essa necessidade requer que ela seja implantada da forma correta, levando em conta todos os detalhes e exigências do negócio.
4- Acessos e Autenticação
Um bom conselho para esse quesito é evitar ou restringir a concessão de acesso administrativo para funcionários e não utilizar a conta root. O ideal é entender que não se deve conceder muitos privilégios para uma aplicação funcionar e manter aplicações de uso interno da empresa o mais acessíveis possível apenas através de VPN.
5- Criptografia dos dados
Essa é uma precaução válida contra os vazamentos de dados, acessos não autorizados e até mesmo contra roubo de informação, tornando os dados acessíveis apenas para aqueles que possuem sua chave.
6- Backups periódicos
Manter uma rotina de backup automático de todos os servidores e de todos os bancos de dados da cloud é muito importante. Já que as empresas são formadas e baseadas em dados, é imprescindível que você os guarde muito bem.
7- Não queira resolver tudo sozinho
Busque parceiros que possam te ajudar. Mesmo que sua equipe não seja totalmente especialista em cloud, não tente desenvolver soluções sozinho. Aproveite para contar com pessoas que saibam te auxiliar.
Para ter um controle inteligente e otimizado da sua cloud, conte com a Skymail. Os serviços gerenciados de cloud com certeza irão transformar a forma como sua empresa atua.