Basicamente a IaaS (Infraestrutura como serviço) é uma forma de entrega de serviços de infraestrutura, como seu próprio nome diz. Atua como um modelo de hosting que é responsável por componentes da infraestrutura operacional, que oferece APIs (que são as interfaces de programação de aplicativos) de alto nível que promovem uma melhora no nível de segurança de dados.
A IaaS não é o único modelo de disponibilização de serviço em nuvem. Também é possível encontrarmos a PaaS (Plataform as a Service) e SaaS (Software as a service).
Uma IaaS também utiliza a tecnologia de nuvem, porém, de forma separada. Nesse modelo, normalmente é prevista a criação de uma máquina virtual junto com hipervisores (hosts físicos) que dão suporte a várias outras máquinas virtuais simultaneamente. Levando em conta a arquitetura de IaaS, os componentes essenciais da infraestrutura são hospedados por um provedor em nuvem e incluem data center físicos, hardware de rede, armazenamento, servidores e outros serviços adicionais.
Uma IaaS oferece ao usuário os mesmos recursos e tecnologias de um data center tradicional, mas o benefício é que você não precisará mantê-los de forma física, economizando espaço e, de certa forma, até recursos.
O principal objetivo da IaaS é conseguir atender as necessidades dos clientes nas demandas relacionadas ao armazenamento de dados e manutenção de aplicativos, oferecendo a oportunidade de alocar de forma racional todos os volumes físicos de armazenamento e também todos os dados que são utilizados na plataforma de trabalho.
O IaaS é usado com muita frequência em situações como hospedagem de sites, backups, suporte para aplicativos online, operações de teste e desenvolvimento, análise de big data, entre outras. O modelo de infraestrutura pode ser útil para vários fins, até mesmo para aplicativos de e-mail marketing, CRM, e mais.
Conheça mais sobre as aplicações e diferenças entre IaaS, PaaS e SaaS
No modelo PaaS (Platform-as-a-Service) são disponibilizadas ao cliente plataformas para que possam ser desenvolvidas e implementadas soluções de tecnologia para a nuvem. Como neste formato as aplicações já tem a finalidade de utilização, não é preciso se preocupar com tudo que está na camada de infraestrutura. Por saber que a responsabilidade sobre infraestrutura e recursos computacionais são do fornecedor de nuvem, é importante ressaltar que é imprescindível contar com parceiros que garantam bons índices de disponibilidade e segurança de estrutura, além de um suporte que seja qualificado o suficiente para atender as demandas das aplicações.
Fazendo uma analogia, o PaaS funciona como um espaço alugado, onde o cliente terá menos preocupações, pois já encontrará a estrutura toda montada para ser utilizada.
O PaaS pode ser aplicado das seguintes formas:
– Heroku: Plataforma para fazer implantação e testes de aplicações web;
– Kuberbetes: Sistema de orquestração de containers;
– Docker: Software de containers para isolamento de recursos do sistema operacional;
– Hospedagem de sites: Aplicação para disponibilizar sites, e-mails e diversas aplicações na internet.
Já no SaaS, encontramos a camada onde a maioria dos usuários estão em contato com a nuvem, realizando a alimentação, edição e visualização de informações. A sigla significa software como serviço, vindo do inglês “software as service”. As funcionalidades do modelo tem mudado a forma como as empresas disponibilizam seus sistemas, permitindo que sejam oferecidos aos seus clientes alguns softwares com preços mais acessíveis.
A contratação demanda menos conhecimento técnico e suporte de TI para o usuário final. Um dos benefícios do SaaS é que não há necessidade de adquirir mais softwares com licença perpétua, o que encarece o processo.
Como exemplos de aplicação do SaaS, podemos destacar:
– Gestão empresarial;
– Automação de marketing e CRM;
– Controle de atividades e produtividade;
– E outros softwares que podem ser pagos ou até mesmo gratuitos.
Para escolher a opção que mais se encaixa em sua empresa, será necessário avaliar suas necessidades, aliando-se à consideração do investimento e tempo que serão dedicados para a implantação e manutenção da solução em nuvem em questão. O lado bom é que você poderá ter as três opções à sua disposição.
A principal vantagem da IaaS
A maior vantagem notada do modelo de computação baseado em nuvem IaaS é a possibilidade de personalização de alto nível, mas também podemos destacar questões como o baixo custo de implantação, a possibilidade de escalabilidade, confiabilidade, segurança de alto nível e muito mais.
De fato, uma solução IaaS pode ser mais eficiente para as empresas do que a montagem e gerenciamento de uma estrutura própria, mas isso só se torna possível quando se tem à disposição provedores confiáveis e que atendam as necessidades corporativas.
Nosso diretor de negócios, Paulo Werneck, falou um pouco sobre IaaS no Cloud Evolution Forum, evento online realizado pela TI Inside, que explorou o mercado cloud e a transformação digital. Assista aqui.
Quer saber mais sobre as estruturas IaaS? Venha conversar com a nossa equipe e tire suas dúvidas!