Atender bem o público não é o suficiente. Entenda como a tecnologia pode colaborar com a eficiência empresarial

Já não é novidade que as empresas hoje atuam de forma majoritariamente no meio digital, até mesmo quando têm seus escritórios e lojas físicas. A transformação digital nas empresas é uma consequência da transformação da própria sociedade, que incorporou a tecnologia em seus hábitos de consumo. Para se manter relevante no mercado de hoje, não há como fugir dessa presença digital.

Ter um entendimento sobre o que é e a importância dos pilares da Transformação Digital é muito importante para todas as empresas nessa jornada. Acredite, aderir a essa transformação vai muito além de fazer publicações nas redes sociais ou anúncios no Google Ads.

Vamos entender mais sobre o tema:

Quais são os pilares da Transformação Digital?

1- Experiência do cliente

Esse processo deve estar voltado para a experiência e a satisfação do cliente, caso contrário, não terá valor algum. É preciso considerar que a tecnologia afetou diretamente a vida das pessoas, e quando falamos de experiência do cliente, falamos também de opções que facilitem as necessidades atuais.

Um bom ambiente virtual, com interatividade consistente nas redes ou até mesmo um chatbot verdadeiramente eficiente são soluções rápidas e que podem dar um retorno interessante. Além de, é claro, ajudar sua empresa a captar dados dos seus clientes – de acordo com a LGPD -, o que transforma também a forma como você pode oferecer seu serviço de forma personalizada para todos os grupos dentro do seu público.

2- A Transformação dos modelos de negócio

Os negócios não funcionam mais como antigamente. E hoje, muitas características que antes eram aceitas como comuns, não são mais toleradas, como a burocracia e a lentidão. A rapidez, para ser entregue, pede antes de tudo uma mudança estrutural do modelo de negócio.

LEIA TAMBÉM  Estado do Ransomware em 2024: Um Olhar Sobre as Ameaças e Tendências

Mas entenda, não basta ser rápido. É preciso, também, manter a eficiência nos seus processos. Contar com bons softwares e ferramentas podem tornar seu negócio mais inteligente, rápido e estratégico. Perca o medo de errar e aposte numa gestão flexível.

3- Os processos operacionais

A Transformação Digital acontece no dia a dia, durante os processos operacionais que colocam sua empresa em movimento. Por isso, é preciso olhar com atenção para eles e modernizar procedimentos, acompanhar as novas demandas e, acima de tudo, entregar resultados satisfatórios.

A automatização de alguns processos pode ser uma saída muito importante, principalmente nessa nova era, onde o uso das tecnologias confere mais agilidade às tarefas.
Assim, sua empresa ganha fluidez e dinamismo para lidar com imprevistos e fazer criações realmente inovadoras.

Quais são os benefícios da transformação digital para as empresas?

De forma geral, a Transformação Digital permite que as empresas obtenham ganhos de escala significativos em suas operações, trazendo mais competitividade e eficiência.

Estes são alguns dos principais benefícios:

  • Ganho de eficiência;
  • Maior satisfação dos clientes;
  • Controle da gestão;
  • Maior vantagem competitiva;
  • Simplificação de processos;
  • Redução de custos por atendimento ou transação.


A transformação digital já é uma realidade para a maior parte das empresas e organizações de todo o mundo, mas para que ela aconteça com segurança e qualidade, é preciso que as áreas de tecnologia das empresas estejam cada vez mais conectadas à atividade fim. A principal forma de garantir este objetivo é a adoção de Cloud, que tem um papel fundamental nesse processo. Podemos afirmar com segurança que sem cloud, não há transformação digital.

A Cloud possibilita o consumo de infraestrutura de TI sob demanda, acompanhando a variação da necessidade da. Ao invés de realizar pesados investimentos up-front em servidores e equipamentos, os recursos computacionais são contratados como serviço em provedores altamente confiáveis e com alta capacidade de expansão.

LEIA TAMBÉM  Como a OAB PR otimizou seus sistemas com a nuvem Skymail

Outra vantagem é que o uso da Cloud a área de tecnologia não precisa mais se especializar na gestão e manutenção de servidores e itens básicos de infraestrutura, permitindo que estes recursos sejam alocados em especializações que trarão resultados para a companhia – como análise de dados, digitalização de processos e avaliação de novos softwares de mercado.

Assim como contribui para a agilidade das equipes, o Cloud Skymail oferece elasticidade, flexibilidade e segurança para seus projetos em nuvem, além de possibilitar à toda a equipe uma alta performance e disponibilidade para suas aplicações em nuvem hospedadas no Brasil.

As ameaças e ataques cibernéticos são cada vez mais comuns e causam cada vez mais problemas para o andamento dessa transformação digital, mas com a nuvem, esses impactos podem ser minimizados de maneira significativa.

LEIA TAMBÉM: Cloud computing: escolha o melhor modelo para sua empresa

Quer entender como a Skymail pode ajudar sua empresa a estar em dia com os pilares da transformação digital? Com certeza nossas soluções podem colaborar com a eficiência do seu negócio. Fale com nossa equipe e tire suas dúvidas!