Case Aliança Francesa

Aliança Francesa de São Paulo troca de fornecedor e obtém alta qualidade de atendimento com nova solução de e-mail

Partindo da premissa de que o francês é uma língua falada em 56 países e um dos idiomas oficiais do mundo dos negócios e acadêmico, a Aliança Francesa de São Paulo é uma uma instituição de ensino sem fins lucrativos, que existe desde 1883 e tem, como principal objetivo, a difusão da cultura e do idioma francês no mundo. Com mais de 1.000 unidades espalhadas por 130 países e, aproximadamente, 400 mil alunos, a instituição concede certificados específicos de proficiência e conhecimento linguísticos.

Presente em São Paulo desde 1934 e com 7 unidades espalhadas pela capital (nos bairros Butantã, Centro, Jardins, Tatuapé, Vila Madalena, Vila Mariana e Brooklin), a Aliança Francesa de São Paulo adapta os cursos ao seu público, de acordo com metodologias inovadoras, criando, fomentando ou acompanhando manifestações que favoreçam a difusão cultural, encontros e intercâmbios.

A necessidade de atendimento técnico avançado

Para cuidar da sua infraestrutura tecnológica que suporta as 7 unidades, a Aliança Francesa de São Paulo terceiriza sua TI com a Tecnologic, uma empresa que está no mercado de TI há quase 20 anos. No passado, para a gestão dos serviços de e-mail e seus 200 usuários, a empresa contava com um grande player do mercado. Embora o fator mais comum para a troca de fornecedor de e-mail seja a indisponibilidade, esse não era o caso, como conta Diogo Reinert, consultor de tecnologia da Tecnologic. “Nosso principal problema com o fornecedor antigo era o nível de atendimento que tínhamos”, lembra ele.

Como a Aliança Francesa de São Paulo possui apoio técnico de uma equipe terceirizada, que realiza toda a análise e triagem dos incidentes, necessitava de alguém com quem pudesse falar em um nível mais avançado de suporte técnico, sem a necessidade de perder tempo com atendimentos mais básicos. “Nós precisávamos falar diretamente com profissionais experientes e com nível de conhecimento avançado”, diz Reinert.

Migração completa dos serviços e atendimento especial

Por ser do mercado de TI, Reinert já tinha referências positivas da Skymail e optou por escolhê-la para fornecer e respaldar sua equipe na gestão e suporte dos serviços de e-mail. Dentre os serviços prestados pela Skymail, a Aliança Francesa de São Paulo optou por um projeto de migração que englobasse diversos deles:

    • E-mail Exchange: a Skymail realizou toda a migração dos conteúdos das caixas de e-mail, bem como a atualização de versão – da 2010, que utilizavam com o antigo fornecedor, para a versão 2013;

 

    • Hospedagem de site: o site da Aliança Francesa de São Paulo já havia passado por várias empresas de hosting, mas apenas a Skymail conseguiu ajustar tudo o que era necessário para migrá-lo e mantê-lo com alta disponibilidade em seu ambiente de hospedagem;

 

  • Sharepoint: a Skymail responsabilizou-se pela migração de conteúdo para a plataforma.

O projeto de migração, em geral, durou cerca de 3 dias, atendeu à todas as expectativas da Aliança Francesa de São Paulo e não impactou na rotina de trabalho dos usuários. Reinert conta que a validação da migração do Sharepoint foi o que demandou mais tempo. Contudo, comemora a atenção recebida pela Skymail, para que tudo corresse da melhor forma. “Apesar de o Sharepoint ter demorado mais, foi um tempo absolutamente necessário para homologarmos e nos certificarmos de que não haveria nenhum tipo de falha na transição”, avalia ele.

A Aliança Francesa de São Paulo conta com os serviços da Skymail a, relativamente, pouco tempo. Entretanto, a qualidade do serviço e do atendimento fornecido é bastante elogiada. “Não tivemos e continuamos não tendo problemas na performance, na qualidade dos serviços e, principalmente, no suporte”, avalia Reinert. “O atendimento da Skymail é incrível: muito rápido e eu posso entrar em contato diretamente com o diretor técnico, para resolver questões urgentes”, finaliza ele.

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