Case JOFEGE

TI da JOFEGE obtém apoio técnico e uma gestão centralizada de e-mail com a Skymail

Fundada há mais de 40 anos por quatro irmãos que adquiriram uma pequena pedreira em Itatiba, interior de São Paulo, a JOFEGE atua nos segmentos de construção civil pesada, mineração, agronegócio, argamassa industrializada, concreto, textil e caldeiraria pesada. A JOFEGE mantém matriz em Itatiba/SP e filiais espalhadas pelo país.

A empresa possui uma equipe de TI com diversos profissionais focados em suportar e prestar serviços internos para mais de 2000 colaboradores, todos eles usuários de múltiplas tecnologias. Para isso, a equipe de TI atua, diariamente, em questões como a disponibilização dos sistemas, acesso à internet nos canteiros de obras e, inclusive, o serviço de e-mail. Esse último, por sua vez, será o assunto dessa matéria e era fornecido, há um tempo atrás, por um conhecido provedor do mercado brasileiro.

A insatisfação com o antigo provedor de e-mail

Com a intenção de obter apoio nas demandas dos colaboradores e uma gestão centralizada das contas de e-mail da JOFEGE, o departamento de TI buscava o auxílio de seu fornecedor, mas nem sempre conseguia. Deivid Jesus, profissional de TI da JOFEGE, relata uma série de problemas enfrentados com a solução antiga de e-mails, entre eles, a dificuldade para gestão das contas e o atendimento demorado, principalmente o telefônico. “Eles tinham um 0800, para o qual ligávamos quando precisávamos de suporte rápido, mas tínhamos que esperar um tempão até sermos atendidos. Isso, normalmente, para demandas muito simples”, lamenta Deivid.

A demora no atendimento intensificava outros problemas de menor incidência, como a indisponibilidade do serviço, por exemplo. Apesar de não ser frequente, as quedas impactavam na rotina dos colaboradores, pois demorava-se muito tempo para resolver. Deivid, por último, relata a alta incidência de spams e a falta de controle sobre os filtros, pois não era possível aumentar ou diminuir a intensidade deles – tinham apenas a opção de excluir. “Não era possível saber nem qual era a carga de dados utilizada em cada conta”, conta ele.

Após algum tempo com esses problemas, Deivid, juntamente com Neto – Gerente de Planejamento estratégico de TI- e toda a equipe de TI, iniciaram uma busca por ferramentas do mercado que atendessem, principalmente, sua necessidade por gestão e atendimento rápido. Dentre várias opções, a Skymail foi a que mais chamou a atenção e, apesar de ainda não conhecerem seu serviços, decidiram apostar.

O início da parceria com a Skymail

Após o contato inicial, a negociação e o mapeamento das informações, Skymail e JOFEGE entraram em um período de testes da solução de e-mail, para atestar o bom funcionamento. Neto, Deivid e o restante do time de TI, durante o período de testes, identificaram que a solução não só atendia às necessidades técnicas, como também superava as expectativas de gestão, já que fornecia, entre outras funcionalidades, um painel munido de recursos para gerenciamento de todas as contas, grupos e usuários em um único lugar. Além disso, proporcionava uma visão holística sobre tudo o que diz respeito ao e-mail.

Passados os testes, iniciou-se o projeto que, na época, contemplou a migração de cerca de 400 contas de e-mail para a solução em nuvem da Skymail – hoje, já existem mais de 600 contas migradas. O projeto, dada sua proporção e complexidade, envolveu uma série de fatores técnicos e demandou a ação constante de especialistas, para que os ajustes não impactassem nos usuários e nos serviços prestados pela JOFEGE. Deivid conta que, apesar de o projeto ainda estar em cerca de 85%, essa etapa final tem recebido uma atenção especial da Skymail e da JOFEGE para que, no fim, tudo fique conforme o esperado. “O pessoal da Skymail, desde o início do projeto, foi muito prestativo e atencioso e está nos ajudando a ‘lapidar o nosso diamante’, até que tudo esteja rodando perfeitamente”, brinca Deivid.

O sucesso de uma parceria que vai completar 1 ano

Seja o Neto, o Deivid ou qualquer outro profissional de TI da JOFEGE, a opinião é unânime: a parceria firmada com a Skymail superou as expectativas iniciais e, hoje, a Skymail é vista como parceira estratégica da JOFEGE. Deivid comenta que, mesmo com alguns contratempos, o pessoal da Skymail manteve a presteza com as necessidades da JOFEGE durante esse tempo de parceria: “Não tenho nem o que falar sobre o atendimento deles. São sempre muito pacientes!”, elogia Deivid.

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